Comédia

(…) Não há indicações de que Deus tenha concordado em se tornar numa mercadoria a ser distribuída com exclusividade pelos seus supermercados religiosos. Deus é livre como o Vento pelo menos foi isso que Jesus disse. Claro que há religiões que dizem que o Vento só pode ser obtido engarrafado. Elas se acreditam como distribuidoras de Vento engarrafado. Uma religião que afirme que o sagrado é um monopólio seu está dizendo que ela conseguiu engarrafar o Vento, que ela conseguiu por o Vento sob seu controle. E isso é idolatria. Os teólogos medievais sabiam que o finito não pode conter o infinito. (Rubem Alves)

Confesso que minha chatice crônica e meu espírito crítico, ambos instalados de fábrica, não me permitem sair por aí rindo de qualquer piada. Mas tem uma categoria de humoristas que me faz cair na risada com poucas palavras. Eles têm um estilo que guarda certas peculiaridades: Primeira: a maioria não sabe que é humorista, alguns se assim forem chamados, com certeza, vão ficar muito bravos. Segunda: eles não se apresentam em clubes de stand up, bares, shows ou em programas de televisão. Alguns têm programa de televisão sim, mas o local preferido deles são as igrejas. Isso mesmo, igreja hoje em dia também é sinônimo de lugar para ir quando se quer dar boas risadas.

Terceira característica: a maior parte da apresentação deles, eles gastam explicando as razões porque a piada deles é a melhor piada. E razões não faltam:

Nossas piadas foram contadas pelos comediantes reformadores que devolveram a graça ao público de certa instituição de comediantes que andava muito sem graça;

Nossas piadas são as únicas que podem fazer rir corretamente;

Não se atreva a rir de uma piada diferente dessa, aliás, se você rir de outra piada, significa que não entendeu a grandiosidade da nossa piada, logo você não é escolhido para fazer parte do nosso Clube de Comediantes Verdadeiramente Engraçados e é um herege desgraçado;

Há um grupo de pessoas por aí que pensa que pode escolher qual piada vai rir. Coitadinhos, são uma piada.

Apenas a nossa interpretação das situações originais é válida como fonte de piadas novas.

Essas são algumas características dessa agremiação de comediantes, caro leitor. Mas de todo repertório deles, tem um determinado tipo de piada que me faz rachar de rir. É quando eles fazem piada sobre Deus. Mas eu ouço você me perguntando:

– Fazer piada sobre Deus é uma coisa séria! Perigosa! foi até proibida nos tempos antigos, apenas alguns super comediantes autorizados pelo próprio Deus podiam fazer apresentações. Como eles se atrevem?

Mas não os culpe, querido leitor. Eles nem sabem que estão fazendo piada… Falam com tanta propriedade, certeza da Verdade, descrevem com detalhes o caráter, a essência, o modo de agir, estabelecem o limite desse agir, atribuem a ele tanta coisa desajeitada, o colocam nas situações mais constrangedoras, colocam na conta dele um monte de maldade e ainda dizem que ele tinha tudo planejado desde o inicio. E você, mais uma vez, certamente indignado, me pergunta:

– E você acha isso engraçado?

– Não.

– E por que ainda ri dessas piadas?

– Não são as piadas que me divertem. São os comediantes. Eles são a melhor piada. Eu sempre vou rir quando vir alguém tentando engarrafar o vento.

Muitas risadas pra sua vida.

🙂

Anúncios

3 pensamentos sobre “Comédia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s