Perfil by Paulo Brabo

Olá queridos! Considero que qualquer definição de Deus já nasce dotada de imperfeição. Confesso que dentre as várias definições dadas pela Instituição, nenhuma me atrai, pelo contrário, algumas me causam repulsa, pois são verdadeiras projeções do que as pessoas são e elas acusam Deus daquilo que são!

Mesmo com toda imperfeição inerente, um tipo de definição me atrai pela sua sinceridade de saber que jamais o definirá por completo: as definições poéticas. E é uma desse tipo que compartilho com vocês. Leio o livro ‘A Bacia das Almas’ do excelente pensador ‘Paulo Brabo’ – tem até o link pro site dele aqui no blog – e extraio do livro esse poema, que se chama Perfil.

Havendo um Deus ou coisa parecida

Como eu estou supondo que haja

(e deixo às vezes que chamem essa pia insensatez de fé)

Estou sabendo que ele pode ser implacável como um tirano

E deixar-me apodrecendo por anos na masmorra

Sem aliviar a pena e sem dar satisfação

Ou sonso como um amante

E cobrir-me de presentes e fazer todo tipo de bobagens só pra me agradar;

Pode inclusive ser ao mesmo tempo as duas coisas, o fanfarrão,

Pelo prazer puro e simples da exuberância.

Ele não cabe na caixinha que lhe prepararam os teólogos

Nem na caixona que eu, mais humilde e cabeça maior lhe dediquei:

Quando estou pronto para dissecá-lo, ele me escapa da mão.

E quer dançar quando eu sossego,

Quer dormir quando eu quero conversar,

Bate na porta quando não estou pra ninguém,

E, com maior frequência, vice-versa.

Ele não me deixa em paz

E consistentemente me ignora

E sua imprecisa lacuna me define.

3 pensamentos sobre “Perfil by Paulo Brabo

  1. faço minhas as palavras de willyana: “Que poema LINDO!” …”Bate na porta quando não estou pra ninguém”

Deixe um comentário

